• s
  • s
  • s

O segmento de Fintech em Israel

O segmento de Fintech em Israel
Israel tem um dos ecossistemas de Inovação mais interessantes do mundo. Um país com 8 milhões de habitantes, do tamanho do Estado do Rio de Janeiro, tem cerca de 7 mil startups. Os investimentos de fundos de Venture Capital em startups israelenses (per capita) é 2,5 vezes maior do que no Vale do Silício e 30 vezes maior do que na Europa. Na Nasdaq, há mais IPOs de empresas israelenses do que de todos os países da Europa juntos. Diversos fatores explicam este sucesso e eles estão brilhantemente explicados no livro Start-up Nation, de Dan Senor e Saul Singer.
 
Mas e o segmento de Fintech? Os incentivos para o fomento deste mercado são mais recentes, porém os resultados começaram a aparecer rapidamente. Um exemplo é o Bank Innovation Israel, evento realizado anualmente em Tel Aviv, que tem atraído especialistas e startups de todo o mundo. Conheça um pouco mais sobre a área de Fintech em Israel na entrevista abaixo, exclusiva para o Finnovation, concedida por Boaz Albaranes, Consul de Israel no Brasil e Chefe da Missão Econômica e de Comércio em São Paulo.
 
FinnovationQual o tamanho do mercado de fintech em Israel?
BAHoje existem aproximadamente 450 empresas e startups de Israel no setor de Fintech e mais 14 centros de P&D, com o mercado movimentando cerca de U$ 3,2 bilhões de dólares. Esse número é demasiadamente elevado especialmente se compararmos há cerca de 10 anos atrás onde existiam apenas 90 empresas no setor. Até 2015 cerca de 15% das empresas tinham captações externas.
 
FinnovationQuais são as hot areas atualmente?
BAAs empresas israelenses estão presentes em todas as áreas de fintech com empresas de ponta em todas.  Porém, a maior concentração está em Payments, Trading & Investments, Anti-Fraud/Security, Lending e Blockchain.
 
FinnovationExiste algum programa do governo de apoio às fintechs?
BAO governo israelense apoia as startups em Israel financiando a abertura de centros de P&D no país. Neste processo bancos como Citi e Barclays receberam auxílio para abrirem seus próprios centros em Israel. Agregamos a esse fator o financiamento facilitado às empresas, com taxas mais baixas caso sejam startups. No caso do nosso escritório, temos como objetivo dar suporte a essas startups israelenses de Fintech a criarem parcerias e negócios com empresas ou organizações brasileiras, servindo como ponte entre as partes em diversos tipos de serviços, como agendamento de reuniões, organizações de feiras e eventos, pesquisas de mercado entre outros.
Outro dado interessante é que Israel hoje é líder mundial em pesquisa e desenvolvimento em relação ao seu PIB, propiciando um ambiente favorável ao mercado de fintech.
 
FinnovationComo os bancos enxergam as startups de fintech em Israel?
BABancos e Instituições financeiras em Israel são muito abertos à inovação o que facilita muito a consolidação deste setor no país. Isto fortalece as startups, que acabam tendo a possibilidade de colocar em prática no próprio mercado israelense suas inovações, antes de exportar suas ideias e tecnologias que já chegam com um grau de experiência e maturidade maior em relação a maioria das concorrentes de outros países. Há uma forte colaboração entre startups e os Bancos, consolidada e madura.
 
FinnovationQuais são as startups de fintech mais disruptivas de Israel?
BASão várias as empresas com destaque e nos mais variados setores. Recentemente tivemos uma lista feita pela KPMG/H2Ventures com a lista das top 100 empresas mais interessantes para o futuro de Fintech em 2016 e cerca de 10% da lista eram de empresas israelenses. Se considerarmos as empresas que já foram compradas por estrangeiras essa porcentagem aumenta. Segundo este ranking a que recebeu maior destaque foi a OurCrowd,especializada em crowdfunding, que figurou entre as Top 10. Outras empresas que poderíamos destacar da lista foram: Cinch na área de SMB, Personetics em serviços bancários, BioCatch na área de anti-fraudes, Blender na área de empréstimos P2P e Colu em blockchain entre outras na lista.
 

Receba em primeira mão as novidades sobre as principais Inovações que estão acontecendo no mundo financeiro!